OTOPLASTIA ESTÉTICA

Otoplastia estética ou orelha de abano. A principal dúvida dos pais é quanto à idade ideal para a realização desta cirurgia. Entre cinco e sete anos, período conhecido entre a fase pré-escolar e escolar, é a fase ideal para a operação, uma vez que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. A cirurgia também pode ser feita mais tardiamente, em jovens ou adultos.

Em relação à criança, há casos em que algumas até desistem de frequentar o colégio por medo da chacota dos colegas. O ideal é que ela mesma manifeste a vontade de corrigir o defeito estético, a fim de evitar ainda mais traumas futuros.

A cicatriz dessa cirurgia é imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado na junção com o crânio. No caso das mulheres, a cicatriz ainda pode ser encoberta pelos cabelos. Como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar inaparente.

Os cuidados pós-operatórios são bem simples. Nos primeiros dias, a fim de evitar traumatismos locais, protege-se a orelha com uma espécie de faixa, como aquelas usadas para se jogar tênis ou em aulas de balé.

Quanto à anestesia, a cirurgia poderá ser realizada sob anestesia local com sedação. A duração média é de 60 a 90 minutos e a permanência do paciente na clínica hospitalar é de 12 a 24 horas.