TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica tipo A é um complexo de proteínas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, que contém a mesma toxina que pode causar intoxicação alimentar. Usada na forma injetável, em pequenas doses, pode bloquear a liberação pelas células nervosas da acetilcolina responsável pela contração muscular.

Existem várias marcas consagradas hoje no mercado, todas com o mesmo objetivo, a paralisia química criada pela toxina botulínica, eliminando a contração muscular, reduzindo as rugas e as depressões dinâmicas.

Esse procedimento é ideal para as rugas na fronte, glabela, ao redor dos olhos, dorso nasal, queixo, lábio superior e pescoço. Os resultados são visíveis a partir de três a cinco dias, podendo, em alguns pacientes, ter o aparecimento mais tardio, entre sete e dez dias. As novas aplicações devem ser mantidas a cada quatro a seis meses. Após esse período, o processo se normaliza e a placa neuromuscular volta à atividade, restaurando os movimentos musculares.

A duração do produto varia de paciente para paciente. Existem alguns pesquisadores que acreditam que, após algumas aplicações, os resultados duram mais. Já para outros, os efeitos diminuem à medida que se repetem as aplicações. Alguns ainda acreditam que a “resistência” ocorre devido às dosagens aplicadas da toxina.

O tratamento é praticamente indolor. Em nosso serviço, utilizamos compressas de gelo para aliviar a dor no momento da aplicação. O procedimento dura cerca de 20 min, e o paciente pode dirigir e retomar algumas de suas atividades após o procedimento. Porém, conforme orientação, o paciente deve permanecer por pelo menos quatro horas sem manipular o local da aplicação, evitando massagens, esforços físicos e principalmente, não deve se deitar ou permanecer de cabeça baixa.

Em alguns pacientes, logo após a aplicação, pode ocorrer uma leve dor de cabeça transitória, alguns inchaços ou hematoma, os quais podem ser facilmente disfarçados com maquiagem. Pode-se também fazer compressas geladas logo após a aplicação, seguindo as orientações médicas.

A elevação que podemos fazer da sobrancelha, “eleva” o olhar, oferecendo um aspecto mais jovial ao paciente. Porém, caso no músculo frontal (responsável pelas rugas da testa) for realizado um excesso de aplicação, ou se a injeção desse produto na lateral a testa não for feita corretamente, o paciente pode evoluir com a queda da sobrancelha, levando a um aspecto de cansaço no olhar.

Existem tratamentos com a toxina botulínica que também conseguem, durante vários meses, melhorar ou bloquear a sudorese, principalmente da palma das mãos, assim como também existem tratamentos específicos para melhorar crises de enxaqueca.

As contraindicações são inflamação ou infecção nos locais da aplicação, alergias. Esse procedimento não deve ser utilizado em pacientes gestantes ou lactantes. O paciente deve sempre procurar um profissional médico com treinamento e boa experiência. Esse procedimento é realizado no próprio consultório médico, não necessitando de internação hospitalar.